segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Prosseguir na Carreira - Pedro Paulo Eloy

O prosseguir na Carreira
por Pedro Paulo Eloy

Quando menciono ascensão profissional, muito me lembro de Abraham Maslow, psicólogo americano, autor da teoria chamada “Hierarquia das Necessidades de Maslow”. Nesta, ele versa sobre uma escala de carências evolutivas humanas ao longo de um determinado tempo. Notamos, realmente, que a vida é marcada por fases. Quando estudamos nossa própria vida profissional, entendemos que a normalidade seria personificada na evolução de fases mais simples para fases mais complexas. Lembrem do início de algum emprego; começamos com tarefas simples, quase sempre. Com o passar do tempo e a chagada do amadurecimento naquela empresa ou cargo, saltamos para níveis de dificuladade mais altos.

Neste modelo muito básico de evolução, poderíamos enquadrar uma grande maioria de casos e situações. Porém, é comum verificar profissionais estagnados em mesmas tarefas; estas realizadas da mesma forma há anos e anos. Então, surge o ciclo da morte profissional: as mesmas tarefas, realizadas da mesma forma, trazem desmotivação e desmotivação alimenta o desejo de fazer tudo da mesma maneira.

Maslow poderia explicar essa desmotivação afirmando que a estagnação é contrária a nossa própria necessidade íntima de atender a carências diversas e evolutivas ao longo do tempo. Eu posso complementar mencionando que temos o desafio como mola propulsora; e que o nosso grande poder cognitivo, a nossa capacidade de aprender e ser criativo nos cobra por novos momentos de aventura e desbravamento do selvagem mundo das possibilidades.

É bem verdade que temos obstáculos no caminho. Crescer, seja em qualquer setor da vida, é difícil. Mas lembrem-se que as decisões que tomamos molda o nosso destino. Sabendo disso, é melhor optar pelo melhor, mesmo que esta opção seja a mais árdua.

Claro que “querer” o desenvolvimento profissional é uma constante, porém o que fazemos para alcançar esse desenvolvimento? Estamos procurando capacitação, estamos nos informando, lendo, estudando?Estamos desenvolvendo nossa criatividade e poder de inovação dentro de nossas próprias vidas?

A vida de uma forma geral exige que tenhamos um perfil arrojado, atitudes agressivas diante dos obstáculos e poder de decisão diante das oportunidades. As empreas também exigem que tenhamos o querer, a coragem e vontade de melhorar para que possamos galgar crecimento. Não adiante querer promoção ficando sempre parado no mesmo lugar. Não adiante desejar melhorias se não trabalhamos mudanças internas necessárias para superarmos nossos limites.

Então, vamos conhecer as caracteristicas humanas desejadas pelas empresas. Vamos perceber o que se espera de nós para que tenhamos a confiança da organização e o respctivo desenvolvimento profissional.

Acredite

“Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.”(Marcos 11:23)

Realmente esse é o primeiro passo. Quando não acreditamos em Deus, no Universo, em nós mesmos, em nossa força interna, em nossa capacidade de realização, estamos fadados ao mundo da realidade automática. Esse mundo, é aquele que simplesmente se instala em nossa vida; não sofre nossa interferência, mas acontece automaticamente, de acordo com o acaso. È o mais comum dos mundos, o mais fácil de se viver – já que não gastamos energia para viver nele. A desvantagem é que já recebemos o pacote pronto. Não personalizamos as oportunidades oferecidas pela vida através de nossa interferência, porque não interferimos – apenas aceitamos.
Acreditar que podemos e desejar poder crescer precede todo e qualquer processo de desenvolvimento. Sem essa “fé”, não há combustível para sequer inicializar uma jornada. Sem “fé”, planos e desejos serão muitos, mas realização...
-
Planeje e prepare-se

Toda intenção deve ser sucedida por um projeto e uma preparação para realizar as fases do projeto. Quando você decidiu sobre sua futura profissão, projetou o caminho – incluindo as faculdades onde tentaria vestibular – e iniciou os estudos de forma organizada. Assim é com qualquer projeto de vida. Quando você quiser assumir uma das gerências em sua empresa, planeje e adquira o conhecimento e as atitudes necessárias para chegar lá.

Contribua com um algo a mais.

A vida nos exige empreendedorismo. A todo momento somos obrigados a reinventar. Muitas vezes reinventamos nossa forma lidar com as finanças, outras, a forma como lidamos com nós mesmos e nossos próximos. Mas sempre somos convidados a mudar e melhorar. As empresas esperam que sejamos criativos e inovadores; que ofereçamos soluções para velhos e novos problemas. As empresas esperam que possamos aumentar a produtividade geral com idéias boas e viáveis.

Tenha atitude de líder

“Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”.(Lucas 17:10)
-
Sempre haverá a expectativa de que você possa ser proativo, ágil e firme para tomar decisões quando for necessário. Fazer mais que o esperado, ir além dos limites, entender os procedimentos de uma forma global e não especificamente tarefeira é algo de extrema valorização nas grandes organizações. Quem pensa é indispensável, quem executa é necessário. Caso você ainda não tenha um cargo executivo dentro de sua empresa, caso você seja um executor de procedimentos, torne-se mais que necessário, tenha atitudes de estrategista, use mais o seu cérebro e seja indispensável.

Relacionamento

“Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Gálatas 5:14)

É importante entender que quando amamos crescemos. Quando saldamos alguém com bom dia, por exemplo, estamos desenvolvendo dentro de nós o desejo de que alguém passe bem. Não devemos parar de desejar porque alguém não responde; quem não responde pode não estar desenvolvendo dentro de si uma atitude de amor. Assim, devemos ter atitudes de amor por todos no trabalho e no geral. Além de crescer pessoalmente, sempre teremos a oportunidade de fazer amizade, ser admirados e amados também. Mas ame por amar; não espere que alguém o ame para que você retribua.

Essa rede de energia positiva que você estende entre os colegas de trabalho, gera o clima ideal para sua produção intelectual ser a melhor possível. Como cito em meu livro, “A Fonte do Poder Criativo”, a amizade, o amor, os valores espirituais são os melhores combustíveis para a criatividade humana.
-
Competência técnica
-
Isso é notório. A cada dia, exige-se mais e mais formação intelectual. Graduação, pós graduação, língua estrangeira etc. Isso é exigido desde o simples fato de redigir uma comunicação interna, até aplicação técnica especifica com elaboração e execução de projetos. Mas, apenas a formação acadêmica não dá toda a sustentabilidade de uma carreira. Ser informado é imprescindível. Parece brincadeira, mas escrever é primordial – já que não é difícil encontrarmos dificuldades em elaborar textos. Nada melhor que ler para saber usar melhor a nossa língua.
-
Um abraço!

Nenhum comentário: